limpeza hospitalar

Limpeza Hospitalar: qual o melhor tecido para a limpeza?

Limpeza Hospitalar: qual o melhor tecido para a limpeza?
Avalie esse post!

O processo de limpeza hospitalar apresenta uma importância fundamental. É por meio dele que é possível diminuir a contaminação de ambientes clínicos. Assim, o procedimento pode ajudar a controlar a disseminação de alguns micro-organismos patogênicos em hospitais. Um local propriamente higienizado ajuda a minimizar os riscos de infecção em pacientes.

Alguns conceitos sobre limpeza hospitalar

Você sabe qual é a diferença entre limpar, descontaminar e esterilizar? Abaixo, você confere o significado de cada um desses termos.

Limpar: remoção de sujeira, detritos, graxa e derramamentos.

Descontaminar: remoção de sujeira microbiana, incluindo micro-organismos patológicos.

Esterilizar: erradicação total dos micróbios presentes na superfície de itens.

limpeza hospitalar

Microfibra, algodão, esponja ou papel toalha: qual o melhor para a limpeza hospitalar?

Um estudo publicado no American Journal of Infection Control tinha como objetivo investigar a seguinte questão: qual é a capacidade de descontaminação de 4 diferentes tipos de tecidos (microfibra, algodão, esponja e papeis toalha descartáveis) comumente utilizados em hospitais no que diz respeito à capacidade de cada um deles de reduzir acúmulos de micróbios em uma determinada superfície?

As principais descobertas do estudo estão listadas a seguir:

  • A retenção de microrganismos é muito menor quando se utiliza um pano seco em comparação a um úmido;
  • Os tecidos de microfibra apresentam uma qualidade superior no que diz respeito à retenção de micro-organismos em comparação aos outros tecidos. Contudo, isso é apenas aplicado quando o tecido é novo e utilizado úmido. Após ser lavada, a microfibra acaba perdendo seu poder de limpeza e descontaminação, sendo mais indicado o tecido de algodão ou a esponja nesses casos.
  • Papeis toalha descartáveis mostraram os resultados de descontaminação mais fracos. Além disso, eles acabam aumentando o nível de lixo hospitalar produzido.

Referência:

DIAB-ELSCHAHAWI, Magda et al. Evaluation of the decontamination efficacy of new and processed microfiber cleaning cloth compared with other commonly used cleaning cloths in the hospital. American Journal of Infection Control, v. 38, n. 4, 2010.

Você também poderá se interessar por…

>> Limpeza de vidros? Como realizar facilmente?

>> Sustentabilidade Hospitalar – Aumento de produtividade e Economia de água

>> A importância da placa sinalizadora na hora de limpar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*