Sustentabilidade Hospitalar – Aumento de produtividade e Economia de Água

Sustentabilidade Hospitalar – Aumento de produtividade e Economia de Água
Avalie esse post!

Aumento de produtividade e melhora de desempenho na limpeza do Hospital Albert Einstein: Uma análise dos benefícios do Sistema Microfibra Rubbermaid Hygen™

Histórico


O hospital israelita Albert Einstein (HIAE) é composto por 674 leitos e 9 clínicas ambulatoriais, localiza-se em São Paulo (SP), é uma das instituições de saúde mais respeitadas na América Latina. O HIAE tem como objetivo melhorar a produtividade e eficiência de recursos como forma de promover o desenvolvimento sustentável.

Essa visão é extremamente importante na atualidade onde ocorre escassez e má distribuição de recursos hídricos. Os sistemas de limpeza de microfibra possuem alta capacidade de descontaminação, além disso também reduzem significativamente a quantidade de água e produtos químicos considerados agressivos e/ou nocivos à saúde, que são necessários para uma desinfecção eficiente no sistema convencional, além disso requer menos trabalho na utilização.

Outro ponto importante são os riscos ergonômicos dos sistemas convencionais que por sua vez, são reduzidos ou até mesmo eliminados, resultando em uma diminuição em acidentes, tempo e afastamentos.

Com sua ideologia de melhorar o desempenho de limpeza e produtividade, visando preservação dos recursos naturais, O HIAE consolidou uma parceria de sucesso com a Rubbermaid Commercial Products para implementar a solução Rubbermaid Hygen. Este estudo de caso descreve os benefícios e os resultados da chegada do Sistema no HIAE.

Metodologia


As microfibras são constituídas por fibras sintéticas que penetram nos poros das superfícies e além disso, possuem uma carga eletroestática que atrai partículas como poeira e microrganismos. A densidade da microfibra permite que ela absorva seis vezes seu próprio peso em água.

O Sistema Hygen é um programa abrangente que reúne a inovadora tecnologia de limpeza úmida/seca junto às ferramentas exclusivas que ajudam a maximizar a produtividade, bem como baldes e carros projetados para aumentar o poder de higienização; ainda são oferecidos três componentes importantes:

  • Desempenho ideal de limpeza para a prevenção de infecções;
  • Sistema integrado de produtos (carros funcionais, microfibras, equipamentos);
  • Suporte da equipe interna de vendas com intuito de auxiliar em quaisquer ocasiões necessárias (atendimento personalizado, treinamentos em locais de implementação e aplicação das melhores práticas em relação a utilização do produto).

O sistema foi testado na unidade Morumbi do HIAE, mais especificamente em um dos andares da localidade. Foi realizado um teste comparativo entre o andar onde houve a utilização do Sistema Hygen e outro no qual continuou-se com sistema convencional (panos descartáveis, garrafas spray, escadas), observou-se alguns aspectos:

  • Uso de recurso hídrico e produtos químicos;
  • Tempo envolvido na limpeza;
  • Satisfação e bem-estar dos colaboradores e cliente.

Também foi realizada uma avaliação de risco ergonômico, utilizando o software REBA (Rapid Entire Body Assessment), os dados foram coletados durante um período de três semanas com início em Julho de 2013 e término em meados do mês seguinte.

Resultados Atingidos


O sistema demonstrou resultados superiores quando comparado com o sistema convencional de limpeza.

Tempo de limpeza reduzido: a limpeza terminal com os métodos convencionais do HIAE estavam entre 1h e 5min; já com o Sistema Hygen houve uma diminuição em 27% do tempo, permitindo que os colaboradores realizassem essa mesma tarefa em apenas 47min. A limpeza concorrentedo quarto do paciente foi reduzida em 13min, o que significa redução de 19% no tempo. Equipes mais eficazes e eficientes colaboram para uma contribuição significativa no desempenho financeiro de suas organizações. Melhorias na atividade de funcionários podem levar a um aumento das receitas, bem como o aumento da satisfação do paciente, reduzindo o tempo dedicado à limpeza.

case rubbermaid

 

Redução no uso de recurso hídrico: A redução do uso de água com o sistema Rubbermaid Hygen no HIAE foi de 99%. Os estabelecimentos de saúde estão entre os maiores consumidores de água; limitar esse consumo proporciona grande redução de custos relacionados com abastecimento e esgoto e permite que as instalações utilizem de forma sustentável os recursos naturais em sua comunidade.

case rubbermaid

 

Redução no uso de produtos químicos: a implementação do Sistema Hygen levou a redução total de 47% no consumo de químicos para limpeza terminal. O consumo total de produtos provenientes de composições químicas agressivas foi reduzido em 47% (limpeza concorrente); a presença de substâncias químicas nocivas representa riscos para a saúde humana e para o meio ambiente. O controle de produtos químicos no entorno hospitalar é importante para minimizar os riscos para os pacientes e funcionários, bem como também evitar danos à comunidade envolvida.

case rubbermaid

Sustentabilidade Hospitalar
Aumento da produtividade, eficiência financeira,
preservação do meio ambiente e impacto na saúde dos pacientes?
É hora de experimentar o Sistema Hygen


 

Por Carol McLay

 

Por que HYGEN?

 


O sistema de Microfibras Rubbermaid HYGEN é a solução de limpeza criada para propiciar um nível mais elevado de limpeza, intensificando a segurança e a satisfação através da redução das Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACSs). A remoção de micróbios é uma etapa crucial na prevenção de infecções porque a remoção dos micróbios mortos elimina a fonte de alimento dos patógenos vivos.

Família HYGEN

 


FG9T7500BLA_HYGENPulseCart_001_6O Sistema de Microfibras Rubbermaid HYGEN é projetado para uso com o Carro de Limpeza de Alta Segurança a fim de aumentar a produtividade e assegurar as boas práticas com o mais elevado nível de limpeza.         Conheça o Sistema Pulse:

 

Produtos Hygen

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*