× Fale Conosco

Clique no botão abaixo para falar com o setor comercial do Grupo Sentax!

Ou ligue para (41) 97402-3133
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail

    Dicas para Escolher Papel Sanitário

    O processo de escolha de um papel sanitário (papel-toalha ou papel higiênico) não é tão simples como inicialmente pode parecer. No mercado institucional as escolhas deveriam obedecer a critérios técnicos, mas o que se observa, na prática, é que o preço do produto é muitas vezes o fator determinante da escolha.

    É comum ouvir-se dizer que estes produtos são “commodities”, no sentido de que são todos iguais entre sí e que, em assim sendo, o principal diferencial entre eles é o preço. Ledo engano! A maneira correta de se enfrentar o problema é o de conhecer as principais características destes produtos, comparar as diversas marcas com relação a estas características e, somente depois disso, usar o critério do preço para uma decisão de compra.

    A mais básica das considerações é a escolha entre um papel de fibras virgens e um de fibras recicladas e, a partir daí, deve-se levar em consideração as seguintes características:

    Absorção
    Um bom papel deve absorver rapidamente a água. Neste aspecto, os papéis fabricados com fibras de celulose virgem apresentam, em geral, resultados melhores: a água não só é absorvida com muito maior rapidez como também o papel não se esfarela, uma vez molhado. Já os papéis reciclados, por serem produzidos com massa de papel bastante heterogênea (aparas de diferentes fontes e origens) não apresentam a mesma eficiência. É comum se observar nos papéis reciclados uma grande dificuldade na absorção da água que se espalha de um lado para outro do papel, sem nenhuma ação de secagem.

    Resistência ao úmido (R.U.)
    O papel-toalha e o papel higiênico têm necessidades opostas com relação ao RU. Enquanto o papel-toalha tem que ter um RU elevado, para que não se rompa ao ser retirado do dispenser por mãos molhadas, o papel higiênico tem que ter um RU baixo, para que suas fibras se desagreguem rapidamente em contato com a água (hidrossolubilidade), evitando entupimentos nos vasos sanitários e redes de esgotos.

    Gramatura
    A gramatura em sí não determina a qualidade do papel. Produtos fabricados com 100% de celulose virgem podem trabalhar com gramaturas mais baixas devido à sua qualidade (alta absorção, elevado RU e adequada resistência mecânica). Já os papéis reciclados, devido à falta de homogeneidade das aparas das quais se constituem, tendem a ter uma gramatura maior pra compensar a falta de adequada resistência mecânica à tração.
    Suavidade
    Quanto maior a quantidade de material reciclado, maior a aspereza do papel. A suavidade do papel-toalha não se confunde com a maciez do papel higiênico. Neste, usa-se um tipo diferente de fibras e aditivos específicos para obtenção desta característica.

    Brancura
    Não é o grau de brancura que determina a qualidade do papel, pois, principalmente nos papéis reciclados, são usadas grandes quantidades de alvejantes ópticos para “maquiar” a aparência dos diversos tipos de aparas utilizadas. Na Europa, por exemplo, o consumidor prefere um papel mais amarelado, já que esta coloração reflete melhor a característica natural da celulose virgem.

    Análise Microbiológica
    Fabricantes idôneos e comprometidos com a qualidade possuem testes de irritabilidade e de análise microbiológica cobrindo seus produtos. Estes testes, tanto para o papel-toalha como também para o papel higiênico, são de fundamental importância em função do contato íntimo que tais produtos têm com o corpo humano.
    Somente após a conclusão de uma criteriosa avaliação técnica do produto é que se pode iniciar a fase de escolha do fornecedor e de definição do preço justo para o mesmo.

    O Grupo Sentax, procurando oferecer o que há de melhor, e seguindo as normas de higiene estabelecidas para utilização institucional, fornece somente Papéis 100% Celulose Virgem e que possuam Laudo Microbiológico.

     

    Fonte: Comal



    Deixe um comentário