mops

Guia dos Mops: descubra tudo o que você precisa saber!

Guia dos Mops: descubra tudo o que você precisa saber!
5 (100%) 1 vote

Os mops são muito utilizados no fora dos país. No Brasil, apenas recentemente eles vêm ganhando popularidade. No post de hoje, você vai descobrir o que é um mop, quais as indicações para eu uso, além dos materiais utilizados na sua fabricação. Também vamos te dar algumas dicas de conservação e qual marca de mop escolher. Vamos começar?

1 O QUE É O MOP?

Os mops são eficientes instrumentos para o auxilio da limpeza do chão. Eles também são conhecidos como esfregões e consistem basicamente em um “rodo melhorado”.  Porém, ao contrário dos rodos, no final há um feixe  de espessos fios.

Para utilizá-los é necessário um balde espremedor. Os baldes espremedores são baldes que apresentam duas estruturas integradas: o reservatório e um local para que você possa espremer o mop, retirando assim o excesso de água. Isso acaba tornando a limpeza muito mais eficiente, reduzindo o tempo necessário para a torção.

 

2 PARA QUE E ONDE O MOP É UTILIZADO?

O mop pode ser utilizado em qualquer ambiente em que se utilizam os baldes e rodos convencionais para a limpeza do chão.  Assim, ele é utilizado tanto em empresas como em casas. Um destaque é para os ambientes comerciais que apresentam uma grande área. O mop pode reduzir significativamente o tempo de limpeza do chão.

 

3 QUAIS SÃO OS MATERIAIS DE FABRICAÇÃO DOS MOPS?

Os mops apresentam em sua base  têxtil diferentes materiais que podem ser utilizados durante o processo de fabricação. Esses materiais podem ser feitos tanto com fibras sintéticas como por fibras naturais. Abaixo, explicamos quais são os tipos de fibras naturais e sintéticas utilizadas na fabricação dos mops:

 

3.1 FIBRAS SINTÉTICAS

As fibras sintéticas apresentam características específicas que as fazem ser amplamente utilizadas. Em relação às fibras naturais elas apresentam a vantagem de não dependerem de plantações ou criação de animais. As fibras sintéticas também secam mais rapidamente, são fáceis de montar e apresentam uma ótima resistência.

3.1.1 Mop de microfibra

A microfibra é um produto originado a partir da utilização de duas outras fibras, o poliéster e a poliamida (nylon). Quando utilizadas juntas, essas fibras criam uma superfície com espaço para prender a umidade, a sujeira e detritos. Além disso, com o nylon há a criação de uma carga estática, que ajuda a atrair a sujeira e acaba prendendo-a ela até que o tecido seja lavado. Por isso, o mop de microfibra é indicado no auxílio da limpeza pesada.

3.1.2 Fibra acrílica

A fibra acrílica é um tipo de fibra sintética que se parece com o algodão. Suas vantagens são várias: elas são facilmente lavadas e mantêm a forma, são resistentes a bolores, óleo e produtos químicos. As fibras acrílicas também apresentam uma resistência superior aos danos causados pela luz solar.

3.1.3  Rayom, um caso a parte

O Rayon é uma fibra material feita a partir da celulose regenerada e purificada de fontes vegetais. Por apresentar bases celulósicas, o rayon possui características similares a outras fibras de fontes vegetais, como o algodão.

Na classificação dos tipos de fibras, o rayon fica em um lugar a parte. Ele não pode ser considerado uma fibra natural ou sintética. Isso porque ele é uma fibra formada por meio da regeneração natural de materiais em uma forma utilizável.  Em contraste com as fibras nauturais, o rayon apresenta a melhor absorção da umidade.

3.2 Fibras naturais

As fibras naturais, como o próprio nome indica, são as fibras encontradas na natureza e que, portanto, advêm fontes renováveis. Elas podem apresentar duas origens diferentes: aquelas originadas a partir de fontes vegetais (algodão, seda, etc) e as de animais, como a lã.

3.2.1 Mop de algodão

O algodão é uma das fibras naturais mais utilizadas no mundo.  Ele oferece maciez e suavidade, e, na limpeza de pisos, podendo ser utilizado tanto seco como úmido. A recomendação para o mop de algodão é a utilização em piso que sejam mais sensíveis em substituição às vassouras.

4 DICAS PARA ESCOLHER UM MOP

Ao escolher um mop você deve levar em consideração qual será o ambiente em que ele será utilizado. Para ambientes que necessitam uma limpeza mais pesada, o ideal são os mops fabricados com fibras sintéticas. Já os mops de fibras natural são indicados para ambientes residenciais, principalmente os que apresentam assoalhos e pisos vinílicos. Isso porque o material não agredirá o piso e é capaz de atuar de maneira eficiente na remoção do pó.

mops rubbermaid

Outra característica que você deve atentar ao escolher um mop é o tipo de pontas que ele apresenta. As pontas dos mops podem ser dobradas ou cortadas. As pontas dobradas auxiliam no processo da limpeza por abranger uma área muito maior do piso, tornando assim seu trabalho mais fácil.

5 QUAL MARCA DE MOP ESCOLHER?

A Rubbermaid é uma marca com mais de 50 anos de experiência e que atua no Brasil desde 2000. A empresa desenvolve produtos diferenciados e soluções arrojadas nas categorias de serviço de alimentação, limpeza, segurança, movimentação de materiais, resíduos e agricultura.

Na área dos mops, os produtos da Rubbermaid apresentam diferenciais incríveis que tornam a limpeza muito mais rápida, agradável e eficiente. Além de possuir mops com ponta dobrada, os baldes espremedores da Rubbermaid apresentam uma inovação que facilita muito a tarefa da limpeza:  dois repositórios de água. Assim, a água suja e a limpa não se misturam.

balde espremedor rubbermaid

Por isso ao adquirir um produto Rubbermaid você estará levando a experiência e confiança de uma marca de qualidade reconhecida. Além disso, todos os produtos contam um ano de garantia.

No Brasil, a Sentax é o lugar em que você pode encontrar todos os produtos da Rubbermaid.

Você também poderá se interessar por…

>> Dicas de como fazer a limpeza com o mop

>> Por que trocar a vassoura pelo Mop Pó?

>>  A importância da placa sinalizadora na hora de limpar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*